terça-feira, 20 de março de 2012


Educação municipal de Lucas do Rio Verde inova e investe em quadro negro móvel
Ascom/Marcello Paulino
O equipamento, que dá a possibilidade de se adequar a altura do professor, será instalado primeiramente na Escola Municipal Olavo Bilac. Dependendo da avaliação dos profissionais, a lousa será instalada nas outras unidades.
Uma novidade promete melhorar o desempenho e a saúde dos professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde. Em abril, a prefeitura irá instalar em todas as salas de aula da Escola Municipal Olavo Bilac a lousa versátil.

O projeto, desenvolvido pelo professor paranaense Joel Rodrigues da Fonseca já foi implantado em outras cidades do Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Lucas do Rio Verde, a princípio, serão adquiridos 16 quadros, ao custo de R$ 132 mil.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, Solimara Ligia Moura, os professores terão alguns meses para avaliar o funcionalidade do quadro, dependendo da avaliação dos profissionais, a lousa poderá ser instalada nas outras escolas da rede.
Aos 21 anos de magistério, a professora Maria Meneghel, 56 anos, revela que está ansiosa pela instalação do novo equipamento. Ela e outros educadores da Escola Municipal Olavo Bilac conheceram o quadro através de um vídeo demonstrativo.
A lousa é presa a uma estrutura de metal e com o controle remoto o professor tem a possibilidade de movimentá-la para cima e para baixo. Segundo o inventor, a ideia de construir o quadro versátil surgiu há onze anos, depois de perceber as dificuldades dos educadores em sala de aula. “A intenção era fazer um quadro que se adaptasse a altura de cada professor.”
No entanto, os benefícios do equipamento vão muito além da possibilidade de se adequar a altura do profissional. O quadro vem com um espelho que dá ao professor uma visão geral da sala e ainda pode ser utilizado como tela para projeção de material multimídia.
Outra novidade, é que a lousa pode ser utilizada tanto com giz, quanto com caneta. Para a professora Maria, que sofre com alergia ao giz, bursite e dores nos braços, por conta dos muitos anos de trabalho, o quadro vai garantir mais saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.