segunda-feira, 4 de junho de 2012


Ensinando a alimentação saudável
Ascom/Ley Magalhães

Crianças da creche Anjo da Guarda fazem caminhada de conscientização pela alimentação saudável.

Um grupo de cerca de 50 crianças com idade de três anos, saiu às ruas de Lucas do Rio Verde portando faixas e cartazes. A intenção é mostrar o nível de conscientização sobre a alimentação e outros hábitos saudáveis como escovarem os dentes, a lavarem as mãos antes das refeições e a conhecer os alimentos. As monitoras também fizeram a distribuição de panfletos com orientações para outras crianças e aos pais. A atividade faz parte das ações do projeto “Educanvisa”. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano, em todas as escolas da rede municipal. No entanto, segundo a secretária municipal de Educação, Solimara Ligia Moura, cada uma das unidades desenvolve uma ou mais ações, de acordo com a faixa etária dos alunos.

A coordenadora pedagógica da unidade, Selma Maria de Araújo explica que, apesar da idade das crianças, as mudanças são visíveis. “Os resultados estão nas pequenas ações, mas é na educação infantil que devemos começar o estímulo.” ensina Selma.

A participação da família é outro resultado importante. Aproximadamente 90% dos pais participam das palestras e reuniões promovidas pelo projeto. “A intenção é fazer com que o aluno repita em casa, os bons hábitos que aprendeu na escola.”

A secretária explica que a orientação do Ministério da Educação era para que o projeto fosse implantado apenas em uma turma por escola. No entanto, por acreditar no resultado positivo da iniciativa, tanto no aprendizado, quanto na saúde da criança, o Educanvisa foi implantado em todas as unidades.

Bons resultados na saúde é o que também espera o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior. Segundo ele, muitos dos problemas que afetam as crianças estão relacionados aos hábitos alimentares e trabalhar a educação alimentar na escola é uma forma de tentar formar nos pequenos hábitos mais saudáveis. “O que não significa gastar mais ou menos com alimentação, mas gastar melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.