quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Notas do Ideb já podem ser consultadas no site do Inep

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

Já está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) o sistema de consulta aos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. Na página, é possível consultar a nota de cada escola, da rede de ensino, dos municípios e estados, além de comparar a nota atual com a de anos anteriores e verificar se as metas de melhoria da educação foram atingidas.

O indicador, que é calculado a cada dois anos, estabelece uma nota de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional que, em 2011, foi 5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental.

Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Todos os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da Independência do Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.