Ideb
de MT atinge as metas previstas para 2015
Fonte:
Roseli Riechelmann/Assessoria
Mato Grosso atingiu em 2011 metas previstas para 2015 nos
Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental,
segundo dados divulgados, na terça-feira (14.08), pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados - 5,1 nas séries iniciais (1º
ao 5º) ; 4,3 nas séries finais (6º ao 9º); e 3,1 no Ensino Médio - apontam
avanços de até 2 pontos no comparativo com os índices divulgados em 2009 ( 4,9
séries iniciais; 4,2 finais do Ensino Fundamental e; 2,9 Ensino Médio).
O crescimento principalmente nas séries iniciais e finais do
Ensino Fundamental está diretamente ligado ao controle do fluxo (relação
aprovação, evasão e abandono), no qual o Estado lidera na região Centro-Oeste.
“Esse foi um avanço que conseguimos com o acompanhamento das crianças e a
política de incentivo da permanência dessas crianças junto as famílias e
comunidades escolares “, destaca a secretária-adjunta de Políticas
Educacionais, Fátima Resende.
Paralelamente, o Estado investe em políticas pedagógicas que
fortalecem a leitura e escrita das crianças até oito anos, ampliação dos
programas Mais Educação, em que as crianças permanecem mais tempo nas escolas,
e na formação continuada dos profissionais da educação. “Essas ações fizeram
com que os índices saltassem de 4,9 para 5,1 (séries iniciais) e 4,2 para 4,3
(séries finais).
Ensino Médio
Somado a esses avanços estão às ações pedagógicas do Ensino
Médio. A reavaliação das práticas do Ensino Médio estão resultando em avanços
significativos tanto no fluxo como no conhecimento propedêutico dos estudantes
dessa faixa etária. O investindo nacional em programas de profissionalização
(Pronatec, Ensino Médio Integrado) ou mesmo de maior permanência do estudantes
nas escolas ( Ensino Médio Inovador) tem despertado o interesse pelos estudos.
“O protagonismos das ações desenvolvidas pela escola é o grande instrumento de
reformulação dos índices”, destaca a professora Fátima Resende.
Segundo avaliação da secretária, os jovens de hoje chegam na
escola com uma carga de informações muito superior ao jovem de vinte anos
atrás. E a escola tem de estar preparada para receber e trabalhar com essas
práticas. “Todo o contexto das políticas desenvolvidas no Estado para o Ensino
Médio tem que estar focado no protagonismo, por isso o investimento em
laboratórios, aulas de campo e profissionalização”.
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