segunda-feira, 23 de abril de 2012


Gestores escolares participam de curso de formação do programa “A União Faz a Vida”
Ascom/Marcello Paulino
20/04/2012
No encontro, foram discutidos a importância da participação da equipe gestora no desenvolvimento do programa e como a realidade de cada comunidade pode influenciar no resultado das ações.
Aproximadamente 60 gestores e coordenadores das escolas municipais, estaduais e da rede particular de Lucas do Rio Verde participaram hoje (20) de um curso de formação promovido pelo programa “A União Faz a Vida”.
O curso tem como objetivo discutir com os profissionais, qual o papel do gestor escolar dentro do processo de desenvolvimento do programa e como as iniciativas se inserem dentro do cotidiano da escola e da comunidade local.
Doutora em Reformas e Inovações do Sistema Educacional pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, a pedagoga Silvana Lehenbauer, explica que tão importante quanto o engajamento dos professores e alunos, os diretores das unidades também devem estar alinhados com os conceitos do programa.
Em Lucas do Rio Verde, o União Faz a Vida está presente em todas as escolas, totalizando mais de 13 mil alunos e professores, envolvidos em projetos que contribuem de forma significativa tanto no aprendizado escolar, como na formação de cidadãos mais cooperativos.
No entanto, segundo a pedagoga, para que o programa alcance o resultado desejado, que é ultrapassar os muros da escola e atuar como ferramenta de transformação na comunidade, é necessário que toda a equipe profissional esteja atenta a realidade da escola e do local, onde a unidade está inserida, para que possam ser desenvolvidos projetos que tragam resultado efetivo. “Cada escola, cada bairro tem sua própria cultura e o gestor precisa estar atento a essas diferenças. Educação não se faz mais na escola, mas no contexto em que o aluno vive.”
A gestora da Escola Municipal Olavo Bilac, Luciana Bauer ressalta que o envolvimento dos gestores com os conceitos de cooperação e cidadania, difundidos pelo programa, reflete até mesmo na forma como eles administram a escola.
Segundo ela, a participação de todos os profissionais no desenvolvimento das ações fortalece o programa, desde o próprio processo de gestão democrática a elaboração do plano de desenvolvimento da escola, que é de onde saem os projetos e as ações do programa.
Somente no ano passado, foram desenvolvidos 23 projetos e dezenas de iniciativas que vão desde o incentivo a leitura a preservação ambiental. Em Lucas do Rio Verde, o União Faz a Vida é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Sicredi Ouro Verde, de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.