quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Abertura oficial do ano letivo 2013 será realizada na sexta-feira (01)
Ascom/Marcello Paulino
O evento, que já se tornou tradição no município, será realizado no Ginásio de Esportes Nari Pandolfi (Escola Municipal Olavo Bilac), com início às 18h30.


como forma de dar as boas vindas aos profissionais da rede municipal de educação, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove nesta sexta-feira (01), a abertura oficial do ano letivo 2013. O evento, que já se tornou tradição no município, será realizado no Ginásio de Esportes Nari Pandolfi (Escola Municipal Olavo Bilac), com início às 18h30.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Elaine Benetti Lovatel, o objetivo do evento é receber todos os profissionais da educação, de reconhecer a importância de cada um e ainda promover um momento de descontração entre os servidores.
São esperados aproximadamente 700 pessoas, entre professores, coordenadores, gestores e agentes de apoio. Além do coquetel, a abertura terá a presença do prefeito Otaviano Pivetta, dos secretários municipais e apresentações culturais, realizadas pelos próprios servidores da educação. Outra iniciativa que também marca os preparativos para o novo ano letivo é a realização da Semana Pedagógica, que começou hoje (30) e segue até o dia 8 de fevereiro em todas as unidades de ensino. Durante oito dias, todos os professores, coordenadores e gestores escolares estarão reunidos, participando de encontros e estudos de projetos pedagógicos, com o objetivo de planejar o ano letivo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Cresce total de matrículas nas creches e escolas de tempo integral
 


Fernando

        O atendimento em creches no Brasil cresceu 10,5% na comparação entre 2011 e 2012 e chegou a 2.540.791 matrículas de crianças até 3 anos de idade. A expansão no número de matrículas é de 476 mil, desde 2010 — crescimento de 23% nos dois últimos anos. Os números são do Censo Escolar de 2012, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação, e serão publicados no Diário Oficialda União desta sexta-feira, 21.
        O aumento no número de matrículas pode ser atribuído ao reconhecimento da creche como primeira etapa da educação básica, com a garantia de repasse de recursos a estados, Distrito Federal e municípios, para financiamento e manutenção das unidades, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
        O Ministério da Educação também desenvolve ações supletivas, como o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O programa oferece assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas.
         Também com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o governo federal atende unidades de educação infantil. Até dezembro de 2012, foi aprovado o financiamento para 5,5 mil creches. Destas, 751 já foram entregues, 569 estão em funcionamento; outras 2.740, em fase de construção; 2.019 na etapa de planejamento e licitação e 50 foram canceladas.
Integral — Com evolução no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), o ensino fundamental aparece em destaque no que se refere a educação em tempo integral — jornada escolar com sete ou mais horas de duração. O censo aponta que a rede pública, em 2012, registrou 2,1 milhões de matrículas na modalidade, o que significa crescimento de 26,6% em relação a 2011. As matrículas na educação integral representam 8,3% do total de estudantes no ensino fundamental.
Também a educação profissional e tecnológica apresenta tendência de crescimento. Foram contabilizados 1,3 milhão de matrículas em 2012 — crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior —, consideradas a educação profissional concomitante e a subsequente ao ensino médio e a educação profissional no ensino médio integrado.
Rede — Nos últimos cinco anos, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica expandiu o número de matrículas em 92% e ultrapassou a marca de 210 mil estudantes atendidos. Somente em 2011 e 2012, a rede apresentou crescimento de 10,9% no número de matrículas. A participação da rede pública, aí consideradas a federal, as estaduais e as municipais, também tem registrado aumento. O índice chega a 53,5%, em total de 1,3 milhão de matrículas.

A publicação dos dados atende dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, conhecida como Lei do Fundeb. As demais informações, relativas a fluxo e aprovação, ainda estão em fase de coleta, com publicação prevista para março do próximo ano.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Atenção Instituições de Ensino
   Para a data de corte para Educação Infantil
Resolução 002/2010 CME/LRV
Art. 1º - A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas constituem direito da criança e dever do Estado, da família e da sociedade.
Art. 2º- A Educação Infantil atende crianças de 0 ( zero) a 05 (cinco) anos a completar até 30 de abril e 06 (seis) anos a completar de 1° de maio a 31 de dezembro.
§ 1º A Creche atende as crianças de 0 ( zero) a 03 (três) anos de idade, sendo organizada da seguinte forma:

I. Berçário I: 0 ( zero) a 1( um ) ano e 04 ( quatro) meses;

II. Infantil I: 01(um) ano e 04 (quatro) meses completos e 02 (dois) anos de 1º fevereiro a 31 dezembro;

III. Infantil II: 02 (dois) anos a completar até 31 janeiro e 03 (três) anos a completar de 1° de fevereiro a 31 de dezembro.

§ 2º A Pré-Escola atende as crianças de 04 (quatro) a 06 (seis) anos de idade a completar a partir de 1º de maio, sendo organizada da seguinte forma:

I. Infantil III: 03 (três) anos a completar até dia 31 de janeiro e 04 (quatro) anos de idade a completar de 1° de maio a 31 de dezembro;

II. Infantil IV: 04 (quatro) anos de idade a completar até dia 30 de abril e 05 anos a completar de 1° de maio a 31 de dezembro;

     III. Infantil V: 05 (cinco) anos de idade a completar até dia 30 de abril e 06 anos a completar de 1° de maio a 31 de dezembro.