segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escolas têm até 3 de setembro para selecionar textos

As escolas públicas de todo o país têm até 3 de setembro para selecionar os textos produzidos pelos alunos, com apoio de seus professores, que serão enviados à Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O programa, realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.

Uma vez encerrada a produção dos trabalhos em sala de aula, é hora de cada professor escolher o melhor texto da classe, junto com seus alunos. No mês de agosto a escola deve organizar uma comissão julgadora para selecionar um texto por categoria. Daí em diante, o texto passa por sucessivas etapas de seleção – municipal, estadual, regional até chegar à nacional.

Cabe ao diretor da escola a formação da comissão escolar, que pode ser composta por um grupo de três a cinco avaliadores, entre professores de língua portuguesa, representantes de pais de alunos e da comunidade. Os critérios a serem seguidos pela comissão para avaliar os textos está publicado na comunidade virtual.

Os 500 semifinalistas participam com seus professores do Encontro Regional em uma capital brasileira. Os 152 finalistas participam com seus professores, diretores e um pai ou responsável do Encontro Nacional em Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores. Na etapa regional há também um concurso para relato de prática destinado aos professores dos alunos semifinalistas. Uma Comissão Julgadora específica seleciona um relato por região.

Informações: 0800-771-931

Território do Brincar – Um encontro com a criança brasileira

Correr, pular corda, brincar de amarelinha, pique bandeirinha, esconde esconde, bolinha de gude, queimada. Brincadeiras de criança.

O Projeto Território do Brincar, uma iniciativa do Instituto Alana, é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, a equipe do Projeto estará na estrada percorrendo o Brasil por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos das crianças. A equipe vai passar por cinco regiões do Brasil e analisar o comportamento e a cultura das crianças durante três meses em cada localidade.

Coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, o “Território do Brincar” tem como foco as sutilezas do brincar, nos gestos e palavras que apresentam a essência da infância de toda criança.

Os registros em filmes, fotos, textos e áudios serão disponibilizados no portal do projeto, conforme o decorrer das experiências, e em futuras publicações e documentários.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Veja quais são as melhores escolas públicas do Mato Grosso segundo o Ideb 2011


MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º A 4º ANOS NO MATO GROSSO




MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
QUERENCIA
EE QUERENCIA
Estadual
6,9
JUARA
EE LUIZA NUNES BEZERRA
Estadual
6,7
LUCAS DO RIO VERDE
EMEFERICO VERISSIMO
Municipal
6,7
NORTELANDIA
CENTRO MUL ENSINO JULIO PRAXEDE DUARTE
Municipal
6,7
RONDONOPOLIS
EE SAGRADO CORACAO DE JESUS
Estadual
6,6
RONDONOPOLIS
EE ODORICO LEOCADIO ROSA
Estadual
6,6
RONDONOPOLIS
EE SANTO ANTONIO
Estadual
6,6
LUCAS DO RIO VERDE
EMEF MENINO DEUS
Municipal
6,4
RONDONOPOLIS
EE PROF RENILDA SILVA MORAES
Estadual
6,4
GUARANTA DO NORTE
ESCOLA MUL IGRAU ESTRELINHA DO NORTE
Municipal
6,3
JUINA
EE 07 DE SETEMBRO
Estadual
6,3
LUCAS DO RIO VERDE
EMEFVINICIUS DE MORAES
Municipal
6,3




  • Fonte: MEC/Inep






Escola
Menio Deus










Escola Vinicius de Moraes  















Ideb de MT atinge as metas previstas para 2015


Fonte: Roseli Riechelmann/Assessoria


Mato Grosso atingiu em 2011 metas previstas para 2015 nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental, segundo dados divulgados, na terça-feira (14.08), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados - 5,1 nas séries iniciais (1º ao 5º) ; 4,3 nas séries finais (6º ao 9º); e 3,1 no Ensino Médio - apontam avanços de até 2 pontos no comparativo com os índices divulgados em 2009 ( 4,9 séries iniciais; 4,2 finais do Ensino Fundamental e; 2,9 Ensino Médio).

O crescimento principalmente nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental está diretamente ligado ao controle do fluxo (relação aprovação, evasão e abandono), no qual o Estado lidera na região Centro-Oeste. “Esse foi um avanço que conseguimos com o acompanhamento das crianças e a política de incentivo da permanência dessas crianças junto as famílias e comunidades escolares “, destaca a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende.

Paralelamente, o Estado investe em políticas pedagógicas que fortalecem a leitura e escrita das crianças até oito anos, ampliação dos programas Mais Educação, em que as crianças permanecem mais tempo nas escolas, e na formação continuada dos profissionais da educação. “Essas ações fizeram com que os índices saltassem de 4,9 para 5,1 (séries iniciais) e 4,2 para 4,3 (séries finais).

Ensino Médio

Somado a esses avanços estão às ações pedagógicas do Ensino Médio. A reavaliação das práticas do Ensino Médio estão resultando em avanços significativos tanto no fluxo como no conhecimento propedêutico dos estudantes dessa faixa etária. O investindo nacional em programas de profissionalização (Pronatec, Ensino Médio Integrado) ou mesmo de maior permanência do estudantes nas escolas ( Ensino Médio Inovador) tem despertado o interesse pelos estudos. “O protagonismos das ações desenvolvidas pela escola é o grande instrumento de reformulação dos índices”, destaca a professora Fátima Resende.



Segundo avaliação da secretária, os jovens de hoje chegam na escola com uma carga de informações muito superior ao jovem de vinte anos atrás. E a escola tem de estar preparada para receber e trabalhar com essas práticas. “Todo o contexto das políticas desenvolvidas no Estado para o Ensino Médio tem que estar focado no protagonismo, por isso o investimento em laboratórios, aulas de campo e profissionalização”.



Notas do Ideb já podem ser consultadas no site do Inep

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

Já está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) o sistema de consulta aos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. Na página, é possível consultar a nota de cada escola, da rede de ensino, dos municípios e estados, além de comparar a nota atual com a de anos anteriores e verificar se as metas de melhoria da educação foram atingidas.

O indicador, que é calculado a cada dois anos, estabelece uma nota de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional que, em 2011, foi 5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental.

Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Todos os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da Independência do Brasil.