quinta-feira, 29 de março de 2012


Curso de formação para gestores das unidades escolares da rede municipal acontece amanhã
Ascom/Marcello Paulino
O encontro tem como objetivo aprimorar a formação da equipe gestora. São esperados aproximadamente 50 profissionais das 15 unidades de ensino.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove amanhã (30) e no sábado (31) um curso de formação para gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores das unidades escolares da rede municipal de ensino.
O curso será realizado na Faculdade La Salle, com início às 7h30. De acordo com a assessora pedagógica, Elaine Lovatel, o objetivo do encontro é aprimorar a formação da equipe gestora. São esperados aproximadamente 50 profissionais das 15 unidades de ensino.
Uma das atrações do evento é a palestra com o promotor de justiça da Comarca de Lucas do Rio Verde, Kledson Dionysio de Oliveira, que irá abordar a questão dos direitos e deveres da criança e adolescente na rede educacional.

Aulas do Programa Brasil Alfabetizado começam na próxima segunda-feira (02)
Ascom/Marcello Paulino
O curso é destinado as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar durante o período normal. As matrículas continuam abertas na Secretaria Municipal de Educação.
Mais de 30 alunos com idades entre 23 e 77 anos terão a partir da próxima semana uma nova oportunidade de estudar e exercer plenamente a cidadania. Na segunda feira (02), começam as aulas do Brasil Alfabetizado.
O programa é desenvolvido em Lucas do Rio Verde através de uma parceria entre a prefeitura, o Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério da Educação. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Caminho Para o Futuro, com início às 19h.
De acordo com a técnica de apoio Edileuza Dourado, o objetivo do programa é alfabetizar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar durante o período normal. O curso tem duração de oito meses e ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão.
A técnica explica que a forma de ensino também é diferenciada e visa atender as expectativas dos alunos. “Com as crianças, a gente trabalha de forma lúdica, com o adulto, a gente trabalha aquilo que tem significado para ele, discutindo assuntos referentes ao seu dia-a-dia.”
Vale lembrar que ainda existem vagas e as matrículas continuam abertas. Para participar do programa, os interessados devem apresentar os documentos pessoais na Secretaria Municipal de Educação. Outras informações pelo telefone 3549 7110.

terça-feira, 20 de março de 2012


Educação municipal de Lucas do Rio Verde inova e investe em quadro negro móvel
Ascom/Marcello Paulino
O equipamento, que dá a possibilidade de se adequar a altura do professor, será instalado primeiramente na Escola Municipal Olavo Bilac. Dependendo da avaliação dos profissionais, a lousa será instalada nas outras unidades.
Uma novidade promete melhorar o desempenho e a saúde dos professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde. Em abril, a prefeitura irá instalar em todas as salas de aula da Escola Municipal Olavo Bilac a lousa versátil.

O projeto, desenvolvido pelo professor paranaense Joel Rodrigues da Fonseca já foi implantado em outras cidades do Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul. Em Lucas do Rio Verde, a princípio, serão adquiridos 16 quadros, ao custo de R$ 132 mil.
De acordo com a secretaria municipal de Educação, Solimara Ligia Moura, os professores terão alguns meses para avaliar o funcionalidade do quadro, dependendo da avaliação dos profissionais, a lousa poderá ser instalada nas outras escolas da rede.
Aos 21 anos de magistério, a professora Maria Meneghel, 56 anos, revela que está ansiosa pela instalação do novo equipamento. Ela e outros educadores da Escola Municipal Olavo Bilac conheceram o quadro através de um vídeo demonstrativo.
A lousa é presa a uma estrutura de metal e com o controle remoto o professor tem a possibilidade de movimentá-la para cima e para baixo. Segundo o inventor, a ideia de construir o quadro versátil surgiu há onze anos, depois de perceber as dificuldades dos educadores em sala de aula. “A intenção era fazer um quadro que se adaptasse a altura de cada professor.”
No entanto, os benefícios do equipamento vão muito além da possibilidade de se adequar a altura do profissional. O quadro vem com um espelho que dá ao professor uma visão geral da sala e ainda pode ser utilizado como tela para projeção de material multimídia.
Outra novidade, é que a lousa pode ser utilizada tanto com giz, quanto com caneta. Para a professora Maria, que sofre com alergia ao giz, bursite e dores nos braços, por conta dos muitos anos de trabalho, o quadro vai garantir mais saúde.

quinta-feira, 8 de março de 2012


Senador Cristovam Buarque visita escolas municipais de Lucas do Rio Verde nesta sexta-feira
Ascom/Marcello Paulino
Acompanhado do prefeito Marino Franz, do senador mato-grossense Pedro Taques e de outras autoridades, Buarque irá conhecer as unidades escolares do Bairro Tessele Junior.
A educação pública municipal de Lucas do Rio Verde recebe amanhã (10) a visita do senador da república Cristovam Buarque (PDT-DF). O parlamentar, que é conhecido nacionalmente por sua luta em defesa de uma educação pública com qualidade, vem ao município com o objetivo de conhecer a infraestrutura das escolas e o modelo educacional implantado em Lucas do Rio Verde.
A convite do senador pelo Estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), do deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT), do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta e de autoridades municipais, o parlamentar irá visitar as escolas municipais Cecília Meireles, o Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e a Creche Anjo da Guarda, todas no Bairro Tessele Junior.
A chegada das autoridades está prevista para às 9h, no Aeroporto Municipal Bom Futuro. Além de conhecer as unidades escolares da rede municipal, Buarque irá assistir a uma palestra da secretária municipal de Educação, Solimara Ligia Moura e em seguida irá palestrar para os gestores e coordenadores da rede.
Também está prevista uma visita a Escola Municipal Olavo Bilac e a Padaria Escolar, onde são preparadas parte da merenda escolar distribuída para as 15 escolas da rede municipal. Às 13h, Buarque e as outras autoridades voltam a Cuiabá, onde o senador fará uma palestra para acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Agenda
às 9h - previsão de chegada no Aeroporto Municipal Bom Futuro dos senadores Cristovam Buarque e Pedro Taques.
às 9h30 - visita dos senadores a Creche Municipal Anjo da Guarda, Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e Escola Municipal Cecília Meireles.
Na Escola Municipal Cecília Meireles, os senadores assistirão a palestra da secretária municipal de Educação, Solimara Ligia Moura, abordando a evolução da educação pública municipal de Lucas do Rio Verde. Em seguida, o senador Cristovam Buarque irá fazer uma pequena palestra para os professores da escola local e coordenadores da educação.
Às 11h, o senador irá conceder entrevista coletiva a imprensa local, também na Escola Municipal Cecília Meireles.
Em seguida, os senadores irão visitar a Escola Municipal Olavo Bilac.
Almoço
13h - Volta a Cuiabá, onde o senador irá fazer palestra para acadêmicos da UFMT.


quarta-feira, 7 de março de 2012


Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Estão abertas até 30 de março as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012. A OBMEP é dirigida aos estudantes de escolas públicas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.obmep.org.br.
A Olimpíada é realizada em duas fases. Da primeira, participam todos os inscritos. Da segunda, participam 5% dos estudantes de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase. As escolas que não têm acesso à internet podem procurar ajuda na secretaria de educação de seu município ou estado ou, ainda, com a coordenação regional da OBMEP, cujos contatos também estão disponíveis no site.. Na edição deste ano, serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 3,1 mil com bronze. Também serão entregues certificados de menção honrosa e haverá premiações para escolas e professores.
A OBMEP é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Calendário
• 30 de março — encerramento das inscrições
• 5 de junho — aplicação das provas da primeira fase nas escolas
• 26 de junho — último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase
• 15 de agosto — divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas
• 15 de agosto a 14 de setembro — período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos estudantes classificados para a segunda fase
• 15 de setembro — provas da segunda fase, às 14h30 (horário de Brasília)
• 30 de novembro — divulgação dos premiados no site da Obmep


Outras informações pelo telefone: (21) 2529-5084, email: contato@obmep.org.br Site: www.obmep.org.br
Assessoria/Obmep


segunda-feira, 5 de março de 2012


Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar já começaram
As escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o País podem se inscrever para a 13° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. As inscrições vão até 1° de junho, pelo site do Consed.
Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. “O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

A atual gestão do Consed vem promovendo várias mudanças na premiação. A reestruturação tem ações a médio e longo prazo. Para 2012, as inscrições pela internet foram aprimoradas, o que torna o processo mais ágil. “Neste ano, por meio da internet, as escolas também têm a possibilidade de organizar os documentos e fotos que demonstram o processo de suas gestões”, esclarece a secretária executiva do Consed, Nilce Costa. “O envio desta documentação pelo correio para efetivar a inscrição continua obrigatório, mas o trabalho do gestor fica mais fácil”, completa a secretária executiva.
A meta do Consed é dobrar o número de inscrições com o novo sistema. Outra novidade mencionada por Nilce é o dia de mobilização nas escolas. “Queremos incentivar as escolas a participar do prêmio e a planejar de maneira mais eficaz suas ações rumo a melhoria dos processos de gestão escolar”, conclui.

Premiação
As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

http://undime.org.br/inscricoes-para-o-premio-gestao-escolar-ja-comecaram/



MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, informa ministro.
BRASÍLIA - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, em audiência pública no Senado, que irá incluir a disciplina ciências na Prova Brasil, a principal avaliação da educação básica. O exame, aplicado pelo MEC aos alunos do 5.º e 9.º anos do ensino fundamental a cada dois anos, até o momento mede apenas o desempenho em matemática e português.


Mercadante não disse se a mudança já valerá para a próxima edição da prova, marcada para 2013. O exame é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade do ensino oferecido por escolas, municípios e Estados. A última edição foi aplicada em 2011 e os resultados do Ideb serão divulgados neste ano. Todas as redes de ensino e escolas têm metas a serem atingidas até 2022, estipuladas em 2007 pelo MEC.

Com a inclusão de ciências na Prova Brasil, o exame fica mais próximo ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O teste internacional é aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 60 países e mede as habilidades dos alunos em linguagens, matemática e ciências. O Brasil melhorou seu desempenho no programa de 2000 a 2010.Agência Brasil